sexta-feira, 25 de maio de 2012

Salve Santa Sara Kali

Santa Sara Kali rainha mãe dos ciganos.


Santa Sara Kali é a padroeira dos ciganos, que celebram sua força espiritual entre os dias 24 e 25 de maio. Conhecida como a santa dos desesperados e desamparados, ela traz paz, proteção e saúde para seus fiéis, além de ajudar mulheres que não conseguem engravidar.

"Santa Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos).
O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras “senhora”. Já o epíteto Kali deve significar "negra", da língua indiana sânscrito, pela sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens Negras.
As lendas a identificam como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucificação de Jesus[1].
Algumas falam que ela seria serva e parteira auxiliar de Maria, e que Jesus, por esta te-lo trazido ao mundo, teria uma alta estima por ela. Outras, que era serva de Maria Madalena. Seu centro de culto é a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, na França, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro e Maxíminio. Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provisões, e Sara teria rezado e prometido que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço. Eles depois disso chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, foram amparadas por um grupo de ciganos.
A imagem de Santa Sara fica na cripta da igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos.
Fontes variam: se sua canonização consta de 1712, ou se é uma santa regional. Sua festa é celebrada nos dias 24 e 25 de maio, reunindo ciganos de todo o mundo.
Sua imagem é coberta de lenços, sendo ela uma protetora da maternidade. Mulheres (romi) que não conseguem engravidar e mulheres que pedem por um bom parto, ao terem seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço (diklô). Centenas de lenços se acumulam aos seus pés.
As pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela. Santa Sara é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados."
Webgrafia :http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Sara_Kali

Creio que a fé nos faz mais próximos com a espiritualidade se assim fizermos. Acredito e tenho fé nos mestres ciganos emanados na luz da saúde, alegria, prosperidade,coragem, sabedoria e caridade.
espíritos ligados de forma cabalística com a força da mãe Terra, o pai Sol e a adorável mãe Lua. Os quatro elementos e mais um o amor, são fundamentais no culto aos mestres ciganos, no entanto a força maior bem da pureza do coração do fiel, da sua humildade e capacidade de estar aberto para os sinais que lhes são dados pelos mestres ciganos.
Santa Sara acolhe e intercede por todos que recorrem a ela, a fé e seu pedido farão uma corrente, peça com amor, reze 1 Ave Maria em intenção a Santa Sara, 1 Ave Maria em intenção aos Mestres Ciganos e 1 Ave Maria em intenção ao seu Anjo da Guarda.
Lendo sobre Santa Sara Kali, faz algum tempo, aprendi que as mulheres que tem dificuldade de engravidar recorrem a santa prometendo-lhe um lenço se conseguir engravidar e ter um filho sadio, sendo que o nome da criança se for menina levará Sarah em seu nome e se for menino Lázaro ou Tiago. Uma coisa é certa, se o pedido for feito com fé e se for feita promessa, que essa seja cumprida de acordo com o que foi prometido, o importante é fazermos sempre o bem ao nosso semelhante e darmos a acolhida de nosso coração, pois Santa Sara estende as mãos para todos que necessitam de ajuda e pedem a ela com fé por interseção.


Sempre que for noite de lua cheia, de preferência o primeiro dia dela, olhe para lua e dê salve a sua beleza, força, mentalize prosperidade, alegria e saúde em seu caminho. Se está solteiro ou solteira peça a mãe Lua um par, peça a Santa Sara e aso mestres ciganos. Os ciganos não são solitários.
Salve Santa Sara Kali!
Salve os Ciganos Encantados!
Salve a vida, a saúde, a alegria e a prosperidade!
Que a chama da alegria, da sabedoria e prosperidade estejam sempre acesas em nosso coração, em nossa mente, em nosso caminho.
Louvado seja Deus!
Louvada seja a Virgem Maria!


                                                      Salve o Povo Cigano!

sábado, 12 de maio de 2012

Adorei as Almas Santas e Benditas!




Os pretos velhos são o símbolo da caridade, da paciência, da sabedoria, da compaixão e do amor.
São os pretos velhos que possuem a feche do mistério das rezar, das curas, das simpatias, das ervas, benzeduras e que nos alenta nos momentos difíceis,nos dão doutrinas e amparo.
Os pretos velhos são guias de Umbanda e seu culto é de grande importância para nós umbandistas. São nossos guias e protetores de luz, nos estende a mão e caminham junto conosco, o que seria de um filho de Umbanda sem o vovô ou a vovó? Impossível imaginar, pois um dos pilares da Umbanda são os pretos velhos. Por eles e pelos caboclos que foi fundada a Umbanda. A caridade pura, a humildade assim é a Umbanda. Estes espíritos que começaram a trabalhar na senda da espiritualidade livrando os filhos das perturbações e que quando se manifestavam eram discriminados por idendificar-se como pretos velhos. O caboclo das sete encruzilhadas funda o culto, a religião que abre as portas e que fundamenta seus trabalhos com os pretos velhos e os caboclos.
Nós umbandistas devemos nos espelhar no exemplos dos pretos velhos, ouvir e praticar suas doutrinas.
Acima de tudo é importante ter o amor, a fé, para caminhar firme e certo de que a lei do retorno é certa, tanto para o bem quanto para o mal, a escolha é nossa.
Então fazei o bem, não procure os guias apenas para pedir, mas também para agradecer,não seja ingrato, não minta, não calunie, abra o coração e olhe para sua vida com otimismo e fé de que tudo há sempre de melhorar.
No dia 13 de maio comemoramos o dia da vitória. Como já postei é o dia de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Gloriosa Virgem Maria e também o dia dos Pretos Velhos na Umbanda.
Tenho orgulho de dizer que fui criada na umbanda, e que além dos meus pais, sempre tive e tenho a orientação dos guias e protetores.
Com a água, reza e vela Vovó Maria Conga tirou muito filho da aflição, posso dizer Vovó fez milagres.

"E olha a fé, olha fé, olha a fé,
os filhos só não vencem
quando Zambi não quer"

Tenha fé, sem fé não se faz nada.

Adorei as Almas Santas e Benditas!
Salve as Santas Almas!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Louvado seja a Virgem Maria!
Viva Deus!

Neste espaço aproveito para postar alguns pontos em Louvor aos pretos velhos:

Chora meu cativeiro,
Meu cativeiro, meu cativerau,
Chora meu cativeiro,
Meu cativeiro, meu cativerau,
No tempo da escravidão,
Preto velho batia tambor,
Estava sentado no toco
A sarava Ogum ,sarava Pai Xangô!
......................................................... 
Aô estrela,
Ô estrelinha,
Estrela de São Cipriano
No dia dos quimbandeiros,
Salve os pretos velhos feiticeiros
Ah eu tenho pemba meu Pai,
Mas não pego nela pra riscar,
Tenho a providência divina
Eu tenho fé em Oxalá!
Me guia, de dia, de noite Maria e José
Me guia, me guia
Salve o meu Pai Oxalá!
........................................................................ 
Lá vem vovó,
Vovó que vem chegando de Aruanda,
Lá vem vovó,
Vovó que vem chegando de Aruanda,
Ai ai ai Vovó das Almas,
Não deixa seus filhinhos
Só na “banda”
..................................................................................
Maria Conga é quem vence demanda!
Maria Conga é quem vence demanda!
Ô na sua terreiro ela diz que tem mironga
Ô na sua terreiro ela diz que tem mironga
Maria Conga lavadeira de sinhá
Lavou roupa de chita
No ribeirão de Iaiá.
................................................................................ 
Está iluminada a nossa Umbanda,
Está cheio de flor nosso gongá,
Está iluminada a nossa Umbanda,
Está cheio de flor nosso gongá,
Maria Conga,
Sabe tudo o que faço,
Maria Conga,
Ilumina os caminhos por onde eu passo!
.............................................................................. 
Vêm minhas Almas,
Vêm-me ajudar minhas Almas,
Vêm minhas Almas,
Vêm-me ajudar minhas Almas,
As Almas Santas Benditas,
Vêm-me ajudar minhas Almas,
As Almas Santas Benditas,
Vêm-me ajudar minhas Almas!
............................................................................... 
Filho,
Se “suncê” precisar,
É só pensar na Vovó
Que ela vem te ajudar
Filho,
Se “suncê” precisar,
É só pensar na Vovó
Que ela vem te ajudar
Pensa numa estrada longa  “ zin filho”
Lá no meu jacutá
E numa casinha branca “ zin filho”
Que a Vovó tá lá,
Sentada num banquinho tosco “zin filho”
Com a sua rosário na mão,
Pensa na Vovó Maria Redonda
Fazendo oração!
........................................................................................... 
Quando o galo canta em louvor as Santas Almas
Quando o galo canta em louvor as Santas Almas
As Almas pedem uma Ave Maria
As Almas pedem uma Ave Maria
Ave Maria cheia de graça,
O Senhor é convosco,
Bendita sois Vós
Entre as mulheres
Bendito é o fruto
Do Vosso ventre nasceu Jesus

As Sete Lágrimas de Um Preto Velho


Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste preto-velho chorava. De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pelas faces e não sei por que as contei... Foram sete.
Na incontida vontade de saber aproximei-me e o interroguei. Fala meu preto-velho, diz ao teu filho por que externas assim uma tão visível dor?
E ele, suavemente respondeu: Estás vendo esta multidão que entra e sai? As lágrimas contadas estão distribuídas a cada uma delas.
A primeira, eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber...
A segunda a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que seus próprios merecimentos negam.
A terceira distribui aos maus, aqueles que somente procuram a UMBANDA, em busca de vingança, desejando sempre prejudicar a um seu semelhante.
A quarta, aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra gratidão.
A quinta chega suave, tem o riso, o elogio da flor dos lábios, mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: Creio na UMBANDA, nos teus caboclos e no teu Zambi, mas somente se vencerem o meu caso, ou me curarem disso ou daquilo.
A sexta, eu dei aos fúteis que vão de Centro em Centro, não acreditando em nada, buscam aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente.
A sétima, filho notas como foi grande e como deslizou pesada? Foi a última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás. Fiz doação dessa aos Médiuns vaidosos, que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam as doutrinas.
Esquecem que existem tantos irmãos precisando de amparo material e espiritual.
Assim, filho meu, foi para esses todos, que viste cair, uma a uma.
AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO-VELHO.

Adorei as Almas!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Chegou o mês de maio.


                                      
                                                                          MAIO

Chegamos ao mês de maio, mês conhecido por mês das noivas, por ser o mês de muitas comemorações a Virgem Maria. Um dia do mês de maio muito evidente é o dia 13, dia em são comemorados o dia de Nossa Senhora de Fátima e o dia da Abolição da Escravatura, onde nós umbandistas comemoramos o dia dos Pretos Velhos, as Almas Santas e Benditas.
Neste dia reverenciamos com todo carinho os Pretos Velhos, símbolo da sabedoria, humildade, caridade, amor e compaixão.
Durante todos os dias do ano eles estão presentes em nosso caminho, nos guiando. São mestres de luz e com suas doutrinas nos norteia e acalma o coração.
Nos momentos de aflição os filhos recorrem aos pretos velhos, choram suas mágoas e abrem seus corações.
Cabe aos filhos de fé seguirem as doutrinas e orientações do guia, se assim fizerem certamente terá êxito em sua vida.
O carinho e o olhar terno dos pretos velhos são marcas que nos acolhe e fortalece. A gira dos pretos velhos no caminho do filho desata os nós, corta os cipós e com a fumaça do cachimbo limpam a nossa esfera astral.
Agradeço a Zambi por ter na minha vida a minha madrinha Vovó Maria Conga, que cuida de mim desde que eu estava no ventre de minha mãe. No colo da Vovó sempre tive orientação, doutrina, proteção e alento nos momentos delicados.
Viva Deus!
Salve as Santas Almas Benditas!
Adorei as Almas!