
Salve São Jorge! Saravá Ogum iê!
No dia 23 de abril é comemorado o dia de São Jorge, santo guerreiro, vencedor, perseverante e protetor de seus devotos na luta contra os males materiais e espirituais,gerados por inimigos visíveis e invisíveis.
Católicos, umbandistas e candomblecistas comemoram este dia com muita devoção e fé.
Para nós umbandistas, comemoramos pelo santo e pelo orixá Ogum senhor das batalhas, que nos livra dos males, das demandas, dos perigos e que nos garante a justiça e a vitória nas batalhas. Ogum orixá guerreiro, valente, destemido, com sua falange de cavaleiro de luz nos guia e ilumina. Assim temos no sincretismo religioso São Jorge e Ogum, muitas semelhanças no propósito de ajudar seus devotos e todos aqueles que a eles recorrem.
Ogum com sua espada corta as demandas e os malefícios, com sua lança combate o mal e o aniquila, com seu escudo nos protege e defende. Com Ogum a vitória nas batalhas é certa. A fé, a confiança na gira de Ogum em nosso caminho, nos traz força, proteção, perseverança, para batalharmos todos os dias, e não nos deixarmos abater pelas adversidades, sejam elas materiais ou espirituais.
Em nome de Deus e da Virgem Maria e com as bênçãos de São Jorge e de Pai Ogum somos vencedores.
Na estrada da vida, nos caminhos, Saravá Ogum!
Nas batalhas, nas vitórias, Saravá Ogum!
Sou devota de São Jorge e tenho amor incondicional por Ogum.
Louvado Seja Ogum e São Jorge todos os dias.
Ogum iê, patacuri Ogum vencedor de demandas!
Ogum iê!
"Quando Ogum partiu pra guerra,
Oxalá deu carta branca
Pra Ogum vencer batalha,
seus filhos vencer demanda"
"Seu General com a sua espada e sua lança
deixou em meu caminho,
uma grande sentinela.
Seu General, Seu General
na lei de Umbanda ele é meu pai
Ele é meu pai,
Mas o Senhor mesmo que disse
na Umbanda: - Filho de Ogum não cai"
"Na porta da romaria,
Eu vi um cavaleiro de ronda,
Na porta da romaria,
eu vi um cavaleiro de ronda,
Trazia um escudo no braço
e uma lança na mão,
São Jorge venceu a guerra
e matou o dragão."
" Ogum Iara quando era menino
em seu cavalo branco
ele foi guerrear,
Ele guerreou lá na sua "banda"
aqui neste gongá
ele venceu demanda"
" Ele Jurou bandeira,
Ele tocou clarim,
Ele jurou bandeira,
Ele tocou clarim,
Ele e seu exército todo,
veio guerrear por mim,
Ele e seu exército todo,
veio guerrear por mim,
Na beira da praia eu vi
Sete Ondas
Ogum Beira Mar"
Louvado seja Ogum Mejê, Ogum Rompe Mato, Ogum Beira Mar, Ogum Iara, Ogum de Ronda, Ogum Sete Espadas, Ogum General, Ogum Sete Estrelas ...
Seu Ogum Mejê meus agradecimentos por Vossa proteção em meu caminho, no caminho de minha família. Obrigada pelas orientações e doutrinas, obrigada pelo carinho, por Vossa mão protetora.
Esteja sempre junto de nós e nos livre de todos os males.
Sua filha de fé Ubirahyra.
Oração a São Jorge
Chagas abertas, Sagrado Coração todo amor e bondade, o sangue do meu Senhor Jesus Cristo, no corpo meu se derrame hoje e sempre.
Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me exerguem e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal.
Armas de fogo o meu corpo não o alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem.
Jesus Cristome proteja e me defenda com o poder de sua Santa e Divina Graça, a Virgem Maria de Nazaré, me cubra com o seu Sagrado e divino manto, me protegendo em todas minhas dores e aflições, e Deus com a sua Divina Misericórdia e grande poder, seja meu defensor, contra as maldades de perseguições dos meus inimigos, e o glorioso São Jorge, em nome de Deus, em nome de Maria de Nazaré, e em nome da falange do Divino Espírito Santo, me estenda o seu escudo e as suas poderosas anulas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, do poder dos meus inimigos carnais e espirituais e de todas sua más influências, e que debaixo das patas de seu fiel ginete, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós, sem se atreverema ter um olhar sequer que me possa prejudicar.
Assim seja com o poder de Deus e de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
Amém.